1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Bitcoin

 

Nos dias de hoje é mais simples do que nunca obter criptomoedas, seja através da mineração ou pela compra em várias entidades focadas para esse fim. No entanto, um recente estudo também demonstra que o controlo do mercado das criptomoedas pode ser mais restrito do que parece.

 

De acordo com um estudo realizado pela National Bureau of Economic Research (NBER), e citado pela Bloomberg, os 10.000 principais investidores em Bitcoin controlam praticamente um terço do mercado da criptomoeda.

 

A tarefa de separar utilizadores individuais de Bitcoin de empresas, exchanges e outras entidades pode ser difícil, mas segundo a NBER foi exatamente isso o realizado para avaliar o controlo que a criptomoeda possui no mercado. Segundo a investigação, o top 10.000 de maiores investidores em Bitcoin controlam cerca de 8.5 milhões de bitcoins no mercado, enquanto que os maiores grupos de investidores controlam 5.5 milhões de unidades.

 

Analisando ainda mais ao pormenor estes investimentos, os maiores 1000 individuais investidores em Bitcoin controlam cerca de 3 milhões dos 8.5 milhões de bitcoins no mercado. É importante notar que estes valores podem ser consideravelmente superiores, tendo em conta que não é possível contabilizar se algumas das maiores carteiras de Bitcoin no mercado fazem parte da mesma entidade - isto é especialmente notável nas primeiras carteiras que surgiram no mercado, e que se acreditam poderem estar ligadas a Satoshi Nakamoto.

 

Não será apenas a nível de investimentos que se verifica um grande controlo do mercado, também no setor da mineração isso se aplica. No total, 10% das maiores entidades de mineração de Bitcoin controlam cerca de 90% da capacidade de mineração total da rede.

 

Em resultado deste estudo, os investigadores acreditam que apesar de o Bitcoin ser uma moeda largamente disponível no mercado e descentralizada, na prática o controlo pode encontrar-se sobre alguns dos maiores investidores chave no mercado, bem como da parte das maiores empresas que realizam as tarefa de mineração.

 

De notar que as criptomoedas estão atualmente em alta, com o Bitcoin a atingir alguns dos valores mais elevados de sempre - e com tendência a aumentar ainda mais durante os próximos meses.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech