1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Bitcoin moeda virtual

 

O Bitcoin está envolto em mistério relativamente às suas origens, seja por parte de quem o criou ou quais as reais motivações para tal. Mas recentemente foi realizado um estudo que pode ser considerado também o mais importante para a criptomoeda, analisando a fundo as origens da mesma.

 

Segundo revela o New York Times, o estudo foi realizado na Universidade Rice, tendo sido liderado por Alyssa Blackburn. Os investigadores no projeto analisaram a fundo as origens do Bitcoin, nomeadamente as primeiras transações que foram realizadas sobre o blockchain da criptomoeda, datadas de Janeiro de 2009.

 

Segundo o estudo, durante os primeiros anos que o Bitcoin esteve no mercado, este foi controlado por um grupo de aproximadamente 64 pessoas – muito abaixo das mil pessoas que inicialmente se acreditavam terem tomado conta da plataforma.

Estas pessoas, mesmo não sendo conhecidas entre si, terão acordado em não atacar a rede do Bitcoin – quando o poderiam facilmente fazer, levando entre si milhares de dólares. Nos primeiros anos apenas, um grupo de cinco pessoas teriam tanto controlo sobre a rede do Bitcoin que poderiam rapidamente tomar controlo da mesma, criando o preço para a plataforma ou atacando para terem ganhos consideráveis.

 

Este grupo de 64 pessoas, durante mais de dois anos, terão “governado” o Bitcoin. A plataforma, focada em ser descentralizada, estaria na verdade controlada por um pequeno grupo de pessoas, que a qualquer momento poderiam destabilizar toda a ideia para o futuro.

 

Apesar de os investigadores não terem descoberto a identidade destas 64 pessoas, se tal acontecesse poderia levar à divulgação de dados associados com bastantes mais utilizadores em geral, já que os registos demonstram milhares de transações feitas pelas primeiras carteiras de bitcoin no mercado e que possuem relações entre si.

 

Os investigadores também deixam o alerta que caso as autoridades governamentais obtenham os dados associados com estes 64 agentes da rede, seria possível rapidamente deixar de se ter anonimato sobre a plataforma nestas carteiras originais e das suas transações futuras.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech