Alguns utilizadores do Firefox foram recentemente surpreendidos com o desaparecimento da popular extensão “FVD Speed Dial”. Esta extensão para o navegador permitia personalizar a página de nova aba do navegador com atalhos úteis e rápidos.
A extensão era bastante popular por entre os utilizadores do Firefox, no entanto foi subitamente removida da plataforma no início desta semana. E agora a Mozilla veio deixar mais detalhes sobre o motivo pelo qual a extensão foi removida.
O caso terá começado no ano passado, quando foi verificado pela Mozilla que a extensão estaria a recolher as pesquisas feitas pelos utilizadores no navegador, redirecionando as mesmas para um sistema de pesquisa de terceiros.
O caso violava as regras da Mozilla, o que levou a entidade a contactar o autor da extensão - e o qual removeu a funcionalidade numa atualização posterior.
No entanto, parece que esta “funcionalidade” foi novamente reativada em recentes atualizações da FVD Speed Dial, levando a que existisse uma possível recolha de todas as pesquisas feitas pelos utilizadores nos seus navegadores.
Face à reincidência, a Mozilla terá decidido remover a extensão por completo, tanto da sua plataforma online como também para todos os utilizadores que a tinham instalado no navegador.
Apesar de as razões para a Mozilla remover a extensão serem justificadas, a situação causa alguns problemas para quem realmente usava a FVD Speed dial. Isto porque a extensão também continha os seus próprios “Favoritos”, que eram controlados de forma independente do navegador.
A remoção da extensão fez com que esses conteúdos fossem igualmente perdidos, deixando muitos utilizadores sem acesso aos conteúdos que tinham guardado na mesma. Alguns utilizadores criticam a medida da Mozilla, sobretudo pela perda de dados causada.
No entanto, é importante relembrar que a funcionalidade fornecida pela FVD Speed dial não era de todo nativa do Firefox, e como tal a qualquer momento a mesma poderia falhar. Além disso, a ação realizada pela Mozilla teve em conta a intenção de prevenir o possível tracking ou redirecionamento das pesquisas dos utilizadores para terceiros.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!