1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker desconhecido

 

Tal como acontece em muitos países, para facilitar o acesso a toda a informação sobre o processo de vacinação, o Brasil é um dos países que coloca estes dados de forma digital. No entanto, recentemente foi descoberto que várias instituições de saúde e entidades governamentais terão sido atacadas, com informações sensíveis potencialmente roubadas.

 

Segundo revela a agência Reuters, os hackers responsáveis pelo ataque, que se apelidam como “Lapsus$”, terão colocado uma mensagem no site oficial do ministério da saúde local, informando que teriam obtido acesso a todos os dados internos da entidade, e que os mesmos foram posteriormente eliminados dos sistemas originais.

 

O grupo afirma que as autoridades governamentais devem agora contactar o grupo caso pretendam os dados de volta, o que indica um potencial ataque de ransomware – mesmo que os conteúdos não tenham sido encriptados, o grupo ainda assim afirma ter roubado a informação e pode vir a pedir um resgate pela mesma.

 

Até ao momento, as autoridades apenas confirmaram o ataque, indicando que o mesmo terá comprometido alguns dos sistemas internos. No entanto, não foram deixados detalhes sobre se a informação foi realmente perdida ou não.

Até ao momento o site do Ministério da Saúde no Brasil ainda se encontra inacessível, e a aplicação “ContactSUS”, usada para fornecer os certificados de vacinação contra a COVID à população, também aparenta não fornecer qualquer dado aos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech