A aplicação Binah.ai revelou esta semana que se encontra a adicionar uma nova funcionalidade na sua app de saúde, da qual é capaz de medir a pressão arterial usando apenas uma imagem do rosto.
A funcionalidade é bastante simples: com uma pequena gravação do rosto dos utilizadores, a app é capaz de estimar a pressão arterial. Normalmente a medição deste ponto apenas pode ser feita com recurso a instrumentos médicos especializados, mas a app promete fazer tudo de forma “transparente”.
A medição é feita através da contagem das alterações de luz que o rosto sofre, que depois é calculado para se chegar a uma estimativa aproximada.
Uma das principais vantagens que este sistema, teoricamente, possui será a facilidade de uso, que o torna consideravelmente mais adaptado para uma medição continua pelos pacientes que necessitem em casa. No entanto, nem todos estão convencidos.
Muitos especialistas afirmam que ainda é necessário mais testes e estudos para verificar a veracidade dos dados. Sem dúvida, esta ideia era algo que já teria vindo a ser estudado nos últimos anos, mas ainda se encontra longe de ser algo que possa ter uma veracidade médica razoável para ser considerado fiável.
Segundo a empresa, no entanto, esta afirma ter realizado estudos com 264 pacientes, comparando os resultados da app com sistemas de medição fiáveis, sejam de elevada qualidade – como os medidores usados em hospitais – como também os de baixa qualidade – os mais prováveis de se encontrar em casa. Segundo a empresa, os resultados aproximam-se dos valores obtidos pelos dispositivos domésticos, no entanto, os detalhes deste estudo não foram publicamente revelados.
De notar que a aplicação, de momento, ainda não se encontra aprovada para uso médico, embora a entidade esteja a tentar integrar a mesma com aceitação das autoridades médicas nos EUA. Por agora, esta apenas serve para medição de saúde e controlo básico, não para exames.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!