1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

entradas PCIe

 

As tecnologias têm vindo a evoluir consideravelmente nos últimos anos, e como tal cada componente necessita de se adaptar também às maiores necessidades na transmissão de dados. A ligação PCI é um dos exemplos desse caso, e agora está oficialmente confirmada a chegada da nova versão.

 

A PCI Special Interest Group (PCI-SIG), entidade responsável por criar os padrões do PCIe, acaba de revelar o novo PCIe 6.0. Esta nova ligação vai praticamente duplicar a velocidade que se obtinha face ao padrão anterior, fornecendo até 8 GBs na transmissão de dados por linha de PCIe.

Tendo em conta que cada slot de PCIe pode conter até 16 linhas (16x), isto indica que o novo padrão é capaz de atingir até 128GBps de velocidade na transmissão de dados.

 

dados do padrão PCIe

 

Este novo padrão vai permitir que fabricantes de SSDs, placas gráficas, e placas de rede possam ter uma forma de ligação ainda mais rápida para transmitirem dados entre os diferentes componentes.

 

especificações do padrão

 

Acredita-se que os primeiros componentes a virem com suporte a este padrão devem começar a chegar ao mercado em 2023. Possivelmente o interesse inicial será para os centros de dados e servidores, que normalmente adotam estes padrões em primeiro lugar. Eventualmente deverá também chegar aos utilizadores de desktops em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech