Ainda muitos consumidores aguardam a popularização de produtos com a norma PCIe 6.0, mas a indústria tecnológica já deu o salto para a geração seguinte. O PCI Special Interest Group (PCI-SIG) anunciou esta semana a publicação da especificação final do PCIe 7.0, que fica agora disponível para os membros da organização. A nova norma promete duplicar novamente a largura de banda, atingindo uma velocidade máxima teórica estonteante de 512 GB/s.
Este novo padrão representa um passo de gigante em termos de transferência de dados, sendo desenhado para responder às necessidades crescentes de mercados de alta intensidade de dados.
Velocidades de outro mundo para alimentar a Inteligência Artificial
De acordo com o anúncio oficial feito pelo PCI Special Interest Group (PCI-SIG), a tecnologia PCIe 7.0 foi desenvolvida com um foco claro: a Inteligência Artificial e outras áreas que exigem uma largura de banda massiva. Com uma taxa de transferência de 128 GT/s, uma ligação x16 pode, em teoria, alcançar 512 GB/s de débito bidirecional.
"À medida que as aplicações de inteligência artificial continuam a escalar rapidamente, a próxima geração da tecnologia PCIe responde às exigências de largura de banda dos mercados com uso intensivo de dados", afirmou Al Yanes, presidente do PCI-SIG. Os principais setores visados incluem:
- Centros de dados de hiperescala
- Computação de alto desempenho (HPC)
- Setor automóvel
- Indústria militar e aeroespacial
Como se pode verificar pela lista, os computadores domésticos não são a prioridade imediata para esta tecnologia.
E o meu PC? Quando chega esta tecnologia aos consumidores?
Se está a pensar em quando poderá ter um SSD ou uma placa gráfica com PCIe 7.0 no seu computador, o melhor é ter calma. A própria organização não faz qualquer menção a planos para levar a norma a produtos de consumo num futuro próximo.
Este ritmo não é surpreendente. Basta recordar que a especificação PCIe 5.0 foi lançada em 2019 e só começou a aparecer em hardware de consumo dois anos mais tarde, sendo ainda hoje relativamente incomum na maioria dos sistemas. Com o PCIe 6.0 ainda a dar os primeiros passos para chegar ao mercado de consumo, o PCIe 7.0 está, para já, reservado aos gigantes da tecnologia. A boa notícia é que a nova norma garante total retrocompatibilidade com as versões anteriores do PCI Express.
Enquanto o mercado se prepara para o futuro, o PCI-SIG já revelou que os estudos para o PCIe 8.0 estão "em andamento", com uma possível finalização das especificações prevista para 2028. Com alguma sorte, por essa altura, o PCIe 6.0 já será uma realidade comum nos nossos computadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!