1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple M5

 

A Apple apresentou hoje o M5, o mais recente membro da sua família de processadores Apple Silicon, descrevendo-o como o seu "próximo grande salto" em desempenho de inteligência artificial e capacidade gráfica. Fabricado com um processo de 3 nanómetros de terceira geração, o novo chip estreia-se nos renovados MacBook Pro de 14 polegadas, iPad Pro e Apple Vision Pro.

 

Segundo a gigante tecnológica, a nova arquitetura do GPU e o motor neural (Neural Engine) foram desenhados para oferecer melhorias de desempenho significativas, com um foco especial em acelerar o processamento de tarefas de IA diretamente no dispositivo.

 

O cérebro focado na Inteligência Artificial

 

No que toca a especificações, o M5 integra um CPU de 10 núcleos, composto por quatro núcleos de desempenho e seis de eficiência. A Apple afirma que este design proporciona um desempenho multithread até 15% superior em comparação com o M4. O GPU, também com 10 núcleos, estreia uma novidade na arquitetura Apple Silicon: a integração de um Acelerador Neural em cada núcleo.

 

interior do m5 da Apple

 

Graças a estas alterações, a empresa promete um pico de computação de GPU para tarefas de IA quatro vezes superior ao do M4 e mais de seis vezes superior ao do M1 original. O próprio Neural Engine, embora mantenha os 16 núcleos, foi otimizado para ser mais rápido e eficiente, sugerindo ganhos substanciais na quantidade de instruções por ciclo.

 

Desempenho gráfico de nova geração

 

O departamento gráfico também recebeu uma atualização de peso. O M5 introduz o motor de ray tracing de terceira geração da Apple, combinado com núcleos de shader melhorados e uma segunda geração de cache dinâmico. Em conjunto, estas tecnologias resultam num desempenho gráfico até 45% superior ao do M4 e 2,5 vezes mais rápido que o do M1. A Apple garante uma jogabilidade fluida em títulos graficamente exigentes no Mac, como Cyberpunk 2077, além de uma renderização 3D e edição de vídeo mais céleres.

 

Para suportar estes ganhos, a Apple aumentou a largura de banda da memória em quase 30%, atingindo os 153 GB/s, e oferece agora uma capacidade de até 32 GB de memória unificada. Toda a informação foi detalhada pela Apple no seu comunicado oficial.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech