As criptomoedas estão mais do que presentes no dia a dia de muitos utilizadores, e em parte os influencers também se aproveitam dessa popularidade para promover as mais variadas plataformas e moedas virtuais. No entanto, para quem o pretenda realizar em Espanha, agora existem novas regras.
As autoridades espanholas criaram um novo conjunto de regras para todos os criadores de conteúdos que pretendam promover criptomoedas para o seu público – ou ferramentas associadas a este tema. A Comissão Nacional de Mercado em Espanha apontou novas regras que todos devem seguir na promoção de criptomoedas.
Para começar, os criadores com mais de 100,000 seguidores devem, antes de qualquer promoção, notificar as autoridades sobre o interesse em publicitar esse género de conteúdos pelo menos 10 dias antes de o realizarem. Quem não siga esta regra arrisca-se ao pagamento de uma coima que pode atingir os 300.000 euros.
Além disso, os criadores necessitam ainda de informar o seu público sempre que estejam a ser pagos por alguma entidade – e em qualquer formato – para realizar a publicidade. Isto inclui integrar alertas de forma clara para os utilizadores que o conteúdo se trata de publicidade e que os criadores estão a receber pagamentos por tal, bem como para o alerta em como o mercado das criptomoedas não é regulado.
Rodrigo Buenaventura, diretor da CNMV, afirma que se espera que estas novas medidas possam vir a causar atritos entre criadores e as autoridades, mas tal é sempre esperado quando se aplicam novas regras. No entanto, este é um novo campo que necessita de ser regular, sobretudo para garantir a segurança dos consumidores finais.
De notar que esta é a primeira vez que um pais na União Europeia estipula regras sobre a forma como conteúdos relacionados com criptomoedas podem ser divulgados sobre plataformas sociais, e certamente que será um plano que poderá vir a aplicar-se noutros países para breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!