A Meta revelou que se encontra a desenvolver o que pode ser considerado como o supercomputador mais avançado do mundo, conhecido como AI Research SuperCluster (RSC). Este novo supercomputador ainda se encontra em desenvolvimento, e espera que esteja inteiramente concluído ainda durante este ano.
Segundo a empresa, este sistema irá ser utilizado para potenciar o futuro da Inteligência Artificial, onde o processamento de dados irá atingir novos valores recorde. Com o RSC a Meta pretende construir mais e melhores sistemas de IA, bem como melhorar os modelos atualmente existentes.
Obviamente, a ideia passa por integrar esses sistemas de IA como parte do metaverso, fomentando ainda mais o uso deste ecossistema.
Mas no que respeita a hardware, o RSC conta com 760 placas gráficas NVIDIA DGX A100, totalizando um total de 6080 GPUs disponíveis para processamento. Cada uma das GPUs comunica através da interface NVIDIA Quantum 200 Gb/s InfiniBand.
A nível de armazenamento, o RSC conta com 175 petabytes de espaço, 46 petabytes de cache e ainda 10 petabytes de memória Pure Storage FlashBlade.
No final, a Meta pretende que este venha a ser o supercomputador mais rápido atualmente disponível na Terra, e se tivermos em conta apenas o poder de processamento, esse objetivo não se encontra longe de ser atingido.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!