1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

slackware

 

Para alguns, o termo Slackware Linux faz parte de um passado algo distante. Esta distribuição do Linux é considerada por muitos uma das mais antigas, mas que ao longo dos anos tinha vindo a perder alguma notoriedade – sobretudo pelo seu reduzido número de lançamentos e atualizações.

 

A primeira versão foi criada por Patrick Volkerding, em 1993, numa altura em que existiam muitas poucas distros de Linux no mercado: MCC Interim Linux, TAMU Linux, Softlanding Linux System e Yggdrasil.

O Slackware foi criado na altura como uma alternativa para quem pretendesse um sistema estável e robusto. No entanto, as atualizações ao longo dos anos foram sendo cada vez mais escassas, sendo que a última versão que tinha sido lançada ocorreu em 2016.

 

No entanto, sem grandes anúncios, chega agora uma nova versão desta mítica distro: o Slackware 15.0. Esta nova versão conta com um vasto conjunto de melhorias, que colocam o sistema numa fase moderna e a par com os seus “rivais” no mercado.

 

slackware 15

 

Como seria de esperar em mais de seis anos de desenvolvimento, esta nova versão conta com várias mudanças e alterações, demasiadas para se poderem listar apenas neste artigo. No entanto, em destaque, encontra-se o facto que agora se encontra em uso o kernel de Linux 5.15 LTS, juntamente com a interface XFCE 4.16 e KDE Plasma 5.23.

 

Foi ainda adicionado suporte às bibliotecas do Qt5, bem como às linguagens de programação Rust e Python 3.

 

A versão final encontra-se ainda desenvolvida para sistemas de 32 e 64 bits, sendo que também se encontra prevista uma versão futura para a arquitetura ARM. Para os utilizadores que ainda possam encontrar-se sobre o Slackware 14.2, os gestores do projeto não recomendam que seja feito o upgrade direto, tendo em conta as vastas alterações entre as versões. Como tal, a recomendação passa pela instalação de raiz da nova versão.

 

Caso tenha interesse em testar esta nova versão, poderá descarregar os ficheiros de imagem a partir do site oficial do projeto, neste link.

Encontra-se também disponível uma versão “live”, que permite o arranque sem instalação, a partir deste site.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech