1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Sensor CMOS

 

Ao longo dos anos, a tecnologia das câmaras para smartphones tem vindo a evoluir consideravelmente, o que permite atualmente ter sistemas consideravelmente avançados num espaço que ainda é relativamente pequeno.

 

No entanto, a maioria dos smartphones ainda contam com o conhecido “alto” no local onde se encontram os sensores das câmaras. Obviamente, uns mais do que outros, mas praticamente todos os modelos contam com esta características.

Mas isso pode vir a mudar no futuro, com uma nova tecnologia que se encontra em desenvolvimento, que poderá reduzir ou até mesmo eliminar estes “altos”, sem prejudicar a qualidade final dos sensores.

 

Para isto encontra-se a ser desenvolvida uma nova tecnologia que será baseada em pontos quânticos, e que promete melhorar drasticamente a capacidade dos sensores capturarem conteúdos, sem que tenham de ocupar um largo espaço da estrutura dos dispositivos.

Esta tecnologia encontra-se atualmente em uso em algumas TVs no mercado, e permite obter cores bastante ricas e vivas. Quando aplicada para câmaras e sensores fotográficos, esta tecnologia permite obter imagens com cores mais naturais e realistas, ao mesmo tempo que permite ao modulo das câmaras ser compacto e eficiente.

 

Investigadores da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, revelaram que se encontram a tentar desenvolver uma tecnologia que possa ser aplicada nos smartphones usando pontos quânticos. O que os investigadores conseguiram realizar terá sido aplicar os pontos quânticos de forma a que se comportem como os sensores fotográficos que se encontram atualmente nas câmaras dos smartphones.

 

cores vivas quanticas

 

No final, os investigadores conseguiram criar um pequeno sensor usando a tecnologia, com 5,500 píxeis, mas que ocupa apenas um centímetro quadrado – um valor consideravelmente pequeno comparado aos sensores CMOS atuais.

 

A tecnologia permite ainda que estes sensores tenham mais Megapíxeis do que as câmaras tradicionais, melhorando a qualidade final dos conteúdos capturados. Ou seja, se for aplicada em smartphones, teremos brevemente câmaras nestes dispositivos que contam com mais qualidade, mais megapíxeis e ocupam um tamanho inferior na estrutura.

 

Esta tecnologia ainda se encontra a dar os primeiros passos no mercado, portanto ainda pode demorar algum tempo até que venha a ser comercialmente viável.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech