1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

FreeDOS

 

Nem sempre quando se compra um novo computador o mesmo surge com o Windows. Por vezes, para poupar nos custos finais e dar possibilidade de escolha para os utilizadores, muitos fabricantes ou lojas optam por colocar um sistema que é conhecido como o FreeDOS.

 

O FreeDOS, apesar de ser baseado em Linux, possui da sua base muitas das ideias do antigo MS-DOS da Microsoft. Este permite aos utilizadores terem acesso a um sistema básico para poderem instalar os sistemas operativos que pretendam.

Este sistema foi inicialmente criado em 1994, por Jim Hall, e o objetivo passa por ser o mais modular, simples e acessível possível. Além de ser inteiramente gratuito, este encontra-se preparado para funcionar em praticamente qualquer sistema – sobretudo tendo em conta que se trata de uma linha de comandos.

 

O novo FreeDOS 1.3 foi recentemente lançado, e esta conta com novidades interessantes face à geração anterior. Para começar, conta com a nova versão do kernel 2043, além de várias outras melhorias. A versão Live-CD conta com 375 MB, mas existem versões adaptadas até para disquetes – embora ainda necessite de várias, tendo em conta o tamanho final de 20 MB.

 

Os interessados podem descarregar a versão mais recente a partir do site do projeto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech