Os rumores sobre as novas placas gráficas RTX 40 da Nvidia continuam a surgir, e os mais recentes dão agora conta de algumas das características que podem ser esperadas destes modelos, nomeadamente o TDP final das mesmas.
Segundo informações obtidas pelos leakers Greymon55 e Kopite7kimi, as novas placas da linha RTX 40 podem conter grandes avanços face à geração atual. Em particular é dado como exemplo a RTX 4090, que as fontes apontam que podem conter um GPU AD102 com um TDP total de 850W.
É importante notar que as informações conhecidas até ao momento baseiam-se em produtos que ainda não estão na sua fase final de desenvolvimento, e como tal podem sofrer alterações antes da chegada ao mercado.
Ainda assim, a confirmar-se o TDP das novas placas deverá ser consideravelmente mais elevado do que a geração de gráficas RTX 30xx. Para comparação, a RTX 3090 Ti, a gráfica mais avançada atualmente disponível para os utilizadores, conta com um TDP de 450W.
É também importante ter em conta que a geração do PCIe Gen 5 apenas suporta uma transmissão de energia até 600W, portanto se a placa realmente surgir com este TDP, a Nvidia vai necessitar de usar uma entrada auxiliar de energia para as novas placas.
Para os utilizadores, isto também indica que os mesmos terão de ter um sistema adaptado para a exigência energética das novas placas, nomeadamente com um motherboard compatível e uma fonte de alimentação bem recheada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!