Em plena altura de confrontos entre a Rússia e a Ucrânia, as autoridades russas confirmaram que vão começar a limitar o acesso a partir do pais a certas partes do Facebook.
O órgão regulador de comunicações na Rússia, o Roskomnadzor, afirma que o Facebook é considerado uma violação dos direitos humanos fundamentais e da liberdade dos cidadãos da Rússia.
Além disso, a entidade afirma ainda que estas medidas terão sido consideradas depois de várias páginas associadas com o governo russo terem sido bloqueadas de publicação na plataforma, entre as quais se encontra o canal de TV Zvezda e a agência de notícias RIA Novosti.
No dia 24 de Fevereiro o órgão terá, supostamente, enviado pedidos para a Meta desbloquear o acesso das páginas, os quais aparentam ter sido ignorados pela entidade. Face a esta situação, a plataforma encontra-se atualmente restringida de forma parcial – embora ainda se desconheça o que foi efetivamente bloqueado.
Esta medida é vista por alguns meios como mais uma forma do governo russo controlar a informação que é transmitida para os mercados internacionais. Ainda durante o início desta semana o Roskomnadzor tinha afirmado que os meios de comunicação social apenas poderiam publicar informação que tenha por origem fontes russas – na sua grande maioria entidades associadas com o governo Russo e em controlo pelo mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!