1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple AirTag

 

Desde que a Apple lançou os novos AirTags que os mesmos têm vindo a ser usados para vários fins, mas nem todos são propriamente os melhores. Desde que foram revelados, os AirTags também têm vindo a ser usados para casos de stalking, o que sem dúvida tem vindo a causar mais pressão sobre a Apple.

 

A empresa tem vindo a disponibilizar formas dos utilizadores se protegerem contra possíveis incidentes usando os AirTags, mas parece que as medidas criadas ainda são insuficientes para garantir total segurança.

 

Isto pode ser comprovado por uma recente criação de investigadores de segurança na Alemanha, que criaram uma cópia exata do AirTag mas com todas as funcionalidades que permitam identificar os mesmos removidas. O dispositivo criado pelos investigadores não possui um número de série como o que acontece com os modelos oficiais, além de que nem necessita de estar interligado com uma conta da Apple.

 

Ou seja, com estes, é possível ter um AirTag totalmente “anónimo”, sem qualquer ligação direta com a Apple, o que impede também a empresa de identificar os mesmos ou de fornecer essa informação às autoridades.

Normalmente os Airtags necessitam de ser sincronizados com contas da Apple, pelo que a empresa sabe exatamente quem se encontra a usar cada acessório. O problema para os criminosos encontra-se no facto que isso também permite fornecer informações às autoridades em caso de usos inapropriados.

 

O investigador de segurança Fabian Bräulein criou o seu clone que não necessita de qualquer item de identificação. O clone pode rastrear os utilizadores tal como um AirTag regular, mas sem qualquer elemento de identificação para a Apple ou para as autoridades.

 

Para criar este clone, o investigador terá usado o sistema OpenHaystack, que será uma framework aberta que permite usar os sistemas de Bluetooth e a rede Find My da Apple em outros dispositivos. E com esta tarefa, é possível também “contornar” as funcionalidades de anti-tracking que a empresa tem vindo a integrar no iOS.

 

Obviamente, este dispositivo não se encontra disponível para venda, sendo que se trata apenas de uma demonstração do investigador em como é, teoricamente, possível criar um clone do AirTag que pode ser totalmente silencioso para a Apple e para as autoridades – o que levanta novas questões caso venha a ser usado em mais larga escala.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech