Para quem pretenda uma alternativa ao Google, possivelmente o DuckDuckGo é a melhor opção disponível. Este motor de pesquisa é considerado uma das alternativas privadas ao Google, e tal como várias outras entidades, o mesmo vai também começar a aplicar medidas contra sites conhecidos por partilharem propaganda do governo russo.
De acordo com o CEO da plataforma, Gabriel Weinberg, sites de propaganda russa vão começar a ter menos destaque dentro da plataforma e quebras consideráveis da classificação, derivado da recente invasão da Rússia.
Além desta medida, que deverá dar menos destaque a conteúdos associados com a propaganda russa, o sistema de pesquisa vai ainda adicionar uma funcionalidade extra para apresentar informações sobre pesquisas de temas que estejam a ser atualizados “no momento”, como é o caso de notícias.
Segundo Weinberg, o objetivo do sistema de pesquisa será ajudar os utilizadores a encontrarem informação credível e relevante para os temas de pesquisa, algo que não estaria a ser conseguido com os sites que são associados a propaganda russa.
Além disso, a entidade também terá colocado em suspenso a parceria que mantinha com o motor de pesquisa Yandex, o qual possui a sua origem na Rússia. De notar que Weinberg não revelou quais os sites em específico que vão enfrentar as quedas de classificação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!