1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

DuckDuckGo pirataria

 

O motor de pesquisa focado na privacidade, DuckDuckGo, confirmou ter removido dos resultados de pesquisa vários sites relacionados com pirataria, entre os quais se encontra o famoso The Pirate Bay, 1337x e FMobies. Juntam-se ainda vários sites de download de vídeos do YouTube.

 

O DuckDuckGo tem vindo a ser um dos motores de pesquisa alternativos ao Google mais populares dos últimos anos. Tendo sido lançado em 2008, a promessa do mesmo passa por criar pesquisas mais abertas e transparentes, sem a recolha de dados que ocorre em outras plataformas.

 

Não apenas a nível da privacidade, mas também dos resultados apresentados, o DuckDuckGo tem vindo a beneficiar da sua popularidade por não aplicar algoritmos nos resultados de pesquisa para desclassificar sites que não sejam considerados “relevantes”.

 

No entanto, por muito que o motor de pesquisa se preze pela privacidade e resultados limpos de pesquisa, isto não impede que o mesmo tenha também de se guiar pelas leis. E nos últimos anos foram aplicadas várias medidas para tentar evitar problemas para o serviço.

 

As mais recentes vão agora afetar uma vasta lista de sites que fornecem conteúdos piratas. Para evitar possíveis problemas legais, o DuckDuckGo irá começar a desindexar dos resultados sites que sejam conhecidos por partilhar conteúdos ilegalmente.

 

De acordo com o portal Torrent Freak, inicialmente acreditava-se que os resultados tinham sido alterados devido a pedidos DMCA. No entanto, este não aparenta ter sido o caso. Vários dos sites de pirataria mais conhecidos da Internet estão agora totalmente inacessíveis das pesquisas do DuckDuckGo.

Entre eles encontra-se o famoso The Pirate Bay, que agora não surge com qualquer link nos resultados. Por norma, quando é feito um pedido DMCA, este foca-se apenas nos links dos conteúdos em infração, não no domínio por completo. Como tal, a desindexação de todo o domínio indica que a medida terá sido feita pela entidade.

 

duckduckgo remove pirate bay dos resultados

 

Outros sites de portais de partilhas de torrents ilegais, e de ficheiros piratas, também não surgem mais nas pesquisas, entre os quais se encontra o portal 1337x e Fmobies. Sites como o RarBG e Fitgirl surgem mas apenas com um resultado.

 

Curiosamente, a medida parece não ter sido aplicada apenas a sites piratas. Alguns dos sites mais conhecidos de download de vídeos do YouTube também desapareceram dos resultados de pesquisas. Isto inclui o site que fornece o programa youtube-dl, bastante usado para este fim.

 

Apesar de a DuckDuckGo ainda não ter deixado qualquer comentário relativamente a esta alteração dos resultados, não seria de estranhar que a entidade o tenha feito para prevenir possíveis problemas legais. Faz algum tempo que outros motores de pesquisa, como o Google, também deixaram de indexar sites que são conhecidos por fornecer conteúdos ilegalmente na internet.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech