O Departamento de Justiça dos EUA confirmou ter desmantelado uma rede de bots, que usavam a rede social de Elon Musk para divulgar propaganda russa e desinformação sobre a região.
A rede, que era controlada por um editor da Russia Today (RT), estação de notícias russa, estaria ativa desde 2022, e usava uma IA dedicada para criar campanhas de propaganda para o governo russo.
A IA usada por esta rede, apelidada de “Meliorator”, era capaz de criar contas falsas na X, que usavam dados reais de outros utilizadores, e que pareciam ter origem em diferentes países. Essas contas eram depois usadas para criar campanhas a favor da Rússia, com publicações, reposts e comentários em outras contas com assuntos de interesse para o governo russo.
A ideia seria usar essas contas na X para propagar as campanhas além da transmissão das mesmas por parte do canal RT, via TV – que teria um alcance consideravelmente mais limitado.
As autoridades afirmam que o Meliorator estava treinado para criar contas com um aspeto legitimo, mas que eram totalmente controladas por IA. As autoridades terão identificado mais de 1000 contas na X que eram usadas para este fim, e que estariam ativas faz bastante tempo.
Embora a rede estivesse focada para a X, as autoridades acreditam que esta pode ser expandida rapidamente para outras redes sociais. As autoridades apreenderam ainda dois domínios usados pela rede para envio de comandos e controlo dos bots.
As autoridades consideram que esta operação terá sido mais um passo para desmantelar a rede de propaganda politica da Rússia, usando IA para essa tarefa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!