1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Microsoft sobre ataque do grupo lapsus

 

Recentemente surgiram noticias que a Microsoft poderia ter sido o mais recente alvo do grupo Lapsus. O grupo tinha partilhado, no inicio desta semana, os dados associados com a Microsoft, onde se inclui o código fonte parcial do Bing, Bing Maps e da Cortana, em cerca de 37GB de dados.

 

Isto surge também depois de o grupo ter partilhado uma imagem, por alguns minutos, onde indicava que teria obtido acesso à plataforma interna da Microsoft responsável pelo desenvolvimento de alguns dos seus serviços.

 

E agora a Microsoft veio oficialmente confirmar o ataque. A partir do seu blog, a Microsoft confirmou que o grupo, que internamente é conhecido como “DEV-0537”, terá comprometido uma conta de um funcionário e obtido acesso a partes do código fonte de alguns dos produtos da entidade.

 

Segundo a empresa, esta afirma que tinha vindo a seguir as atividades do grupo Lapsus faz algumas semanas, de forma a obter detalhes sobre como este grupo atuava, bem como atacaria as vítimas. No entanto, a própria empresa foi assim alvo do ataque.

A Microsoft Threat Intelligence Center (MSTIC) afirma que o principal objetivo do grupo passa por obter acesso administrativo aos sistemas, a partir do qual são analisados os conteúdos que podem ser roubados e possuem algum proveito para o mesmo. A empresa afirma ainda que os atacantes são motivados pela extorsão, que muitas vezes é realizada como forma de evitar que o grupo partilhe os conteúdos roubados publicamente.

 

A empresa afirma, no entanto, que o roubo do código fonte não será considerado um risco elevado para a empresa, e que o ataque teria sido identificado e bloqueado durante a atividade. Ou seja, o grupo apenas terá conseguido obter uma parte do código fonte que estaria a tentar obter da empresa, tendo sido intercetado durante essa tarefa.

 

Ainda assim, o grupo decidiu partilhar o que terá obtido com os utilizadores do seu grupo no Telegram, o que inclui mais de 37 GB de dados.

 

É importante relembrar que a Microsoft alega que o acesso ao seu código fonte não é considerado um risco de segurança, em parte porque os conteúdos do mesmo não possuem, por padrão, nenhuma informação que seja consideravelmente sensível se partilhada. Isto é algo que a empresa já tinha também confirmado no passado – aquando o ataque da SolarWinds, a mesma confirmou que algum do seu código fonte poderia ter sido acedido por terceiros.

 

A Microsoft termina a sua mensagem com algumas recomendações que as empresas também poderão aplicar para evitar este género de ataques, e possíveis roubos de dados, o que inclui o uso de software de autenticação em duas etapas, entre outros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech