1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ransomware com caveira

 

Um ataque de ransomware é uma verdadeira corrida contra o tempo. Se for identificado de forma precoce, existe a possibilidade de os administradores de sistemas afetados pelos mesmos ainda conseguirem salvaguardar alguns dos dados para evitar que os mesmos sejam encriptados.

 

No entanto, a tecnologia também tem vindo a evoluir consideravelmente para permitir que este processo seja realizado de forma rápida. E os dados mais recentes da empresa Splunk demonstram que está cada vez mais simples e rápido para os operadores de grandes ataques de ransomware encriptarem bastante conteúdo em poucos minutos.

 

A empresa analisou os ransomwares mais usados na atualidade, avaliando em quanto tempo demoram a encriptar os conteúdos de um sistema – de forma a identificar qual a ameaça mais rápida. De acordo com os testes, o ransomware LockBit foi o mais rápido nesta tarefa, tendo encriptado 53GB de dados em apenas quatro minutos e nove segundos.

 

detalhes dos tempos para encriptar conteúdos de ransomware

 

O teste foi realizado num sistema Windows Server 2019, contendo 98.561 ficheiros de diferentes formatos – a maioria documentos. Em teste foram usadas várias amostras de ransomware popular no mercado, entre os quais da REvil, Darkside, Babuk, Maze, LockBit, entre outros.

 

No total, o Lockbit foi o mais rápido a infetar os sistemas das vítimas, tendo encriptado todos os conteúdos em menos de cinco minutos de duração média – se tivermos em conta todas as amostras que foram testadas de variantes do mesmo.

Em segundo lugar encontra-se outro ransomware conhecido, o Babuk, com uma duração média de 6 minutos e 34 segundos para encriptar os conteúdos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech