1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Cartão sim a ser segurado

 

Os eSIM são uma realidade faz alguns anos, e a Apple até começou a investir consideravelmente neste género de tecnologia para os seus dispositivos. No entanto, ainda existem algumas limitações no que respeita a suportar mais do que um eSIM ao mesmo tempo.

 

Apesar de ser possível criar diferentes perfis para os cartões virtuais de SIM, apenas um perfil pode estar ativo em cada momento. Ora, isto não será o pretendido para quem pretenda um dispositivo dual-sim ou queira manter duas linhas diferentes abertas.

No entanto, isso pode vir a mudar com a chegada do Android 13.

 

De acordo com os mais recentes rumores, a Google encontra-se a trabalhar para melhorar o suporte a eSIM no sistema do Android 13, onde se poderá incluir o suporte a ter mais do que um cartão virtual ativo ao mesmo tempo.

Esta funcionalidade iria chegar pelo que a empresa apelida de Multiple Enabled Profiles (MEP), uma patente que foi registada pela mesma em 2020 e permite que um único eSIM possa ter ativo dois perfis ao mesmo tempo no sistema, e até mesmo de diferentes operadoras.

 

cartão sim virtual

 

O mais interessante da tecnologia MEP é que este será baseado a nível do software. Ou seja, não exige nenhuma alteração física nos dispositivos ou no seu hardware, e, portanto, pode até chegar a mais dispositivos no futuro que tenham suporte para cartões eSIM. Os testes iniciais parecem estar a ser realizados sobre a linha Pixel, mas podem ser adaptados para outros modelos no futuro.

 

É também possível que esta tecnologia possa vir a surgir noutras plataformas para o futuro. A patente que a Google possui permite licenciar o uso da mesma para diferentes entidades, o que permite que empresas como a Apple ou de dispositivos da Internet das Coisas possam usar a mesma sobre licenciamento.

 

Seja como for, certamente que devemos começar a ver no futuro dispositivos a receberem suporte a multi eSIM, e talvez isto ajude a que a adoção da tecnologia também aumente no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech