1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Play Store limpeza

 

A Google parece estar a preparar-se para realizar uma grande limpeza sobre a Play Store, com a possibilidade de remover apps que deixaram de ser atualizadas faz bastante tempo, numa medida que a empresa espera melhorar a experiência da plataforma.

 

A Apple é conhecida por eliminar da App Store aplicações que não sejam compatíveis com modelos recentes de dispositivos. Isto certamente que ajuda a garantir que a loja online de apps possui conteúdos relevantes para os utilizadores, mas ao mesmo tempo acaba por também dificultar o acesso a conteúdos históricos.

 

Agora parece que a Google vai começar também a aplicar esta ideia na sua plataforma. A empresa confirmou que, a partir de 1 de Novembro de 2022, as apps existentes na Google Play Store que não estejam criadas para a API do Android associada à versão do sistema lançada nos últimos dois anos, poderá ser removida da plataforma ou ocultada publicamente.

 

Ou seja, se uma app não for atualizada durante dois anos para as versões mais recentes do Android – ou mantenha-se ainda configurada para sistemas antigos – a Google poderá remover a app de ser descoberta, deixando assim de surgir nas pesquisas.

Estas aplicações ainda poderiam ser acedidas de forma direta, e iriam manter-se nos dispositivos onde se encontram instaladas. No entanto, será consideravelmente mais difícil de as descobrir por novos utilizadores.

 

detalhes do funcionamento do novo sistema

 

As aplicações para Android são criadas com duas configurações em mente: uma versão da API mínima e uma versão recomendada. A versão mínima será a versão do Android que suporta as funcionalidades da app sem problemas, enquanto que a versão recomendada deve ser sempre a versão mais recente do Android disponível no mercado, no momento em que a app for lançada.

 

Atualmente a Google exige que todas as novas aplicações enviadas para a Play Store, ou as suas atualizações, estejam configuradas com o Android 11 (API 30) de valor recomendado. Este valor será aumentado para a API 31 do Android 12 em Agosto de 2022.

Até agora, as apps que não eram atualizadas ainda poderiam ser mantidas na plataforma mesmo que estivessem fora destes requisitos. No entanto, é isso que vai mudar.

 

Estas apps que deixaram de ser atualizadas vão agora começar a ser ocultadas de visibilidade publica na loja. Espera-se que esta medida venha a levar à remoção de milhares de apps e jogos que deixaram de ser atualizadas faz anos, mesmo que ainda funcionem corretamente nas versões mais recentes do Android.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech