1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Gravação de chamadas

 

A Google encontra-se a realizar uma grande alteração sobre as políticas da Google Play Store, que basicamente vão ditar o fim das aplicações de terceiros usadas para gravar chamadas dos smartphones.

 

A empresa revelou um conjunto de novas regras para a sua plataforma de distribuição de apps, que envolve mudanças na forma como as aplicações podem interagir com as ferramentas de acessibilidade do Android. Esta funcionalidade é bastante usada por aplicações de gravação de chamadas, como forma de realizar essa tarefa, e com o bloqueio agora aplicado, isso também dita praticamente o fim deste género de aplicações na Play Store.

 

A alteração vai ser efetiva a partir de 11 de Maio, e vai aplicar-se a todas as aplicações distribuídas pela Play Store. Segundo a empresa, o acesso à API de acessibilidade do Android não pode ser usado para aplicações de gravação de chamadas – de relembrar que a empresa já tinha vindo a aplicar algumas limitações no passado a este género de aplicações, portanto a medida não é de todo uma novidade inesperada.

 

A Acessibilidade era uma das formas que muitos programadores usavam nas suas apps de gravação de chamadas a partir do Android 10, altura em que a empresa começou a bloquear algumas APIs do Android usadas para este género de gravações.

É importante notar que esta medida não vai afetar os dispositivos que tenham um sistema de gravação de chamadas integrado no próprio sistema operativo – o que ocorre em algumas builds personalizadas de diversos fabricantes.

 

A Google alega que esta medida terá sido tomada como forma de garantir a proteção e privacidade dos utilizadores, e que se alinha com as restantes regras da plataforma.

Resta agora saber como os programadores destes género de apps irão contornar a situação, ou que alternativas os utilizadores terão para este género de funcionalidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech