A Apple tem vindo a investir em novas tecnologias para integrar nos veículos do futuro, e uma delas é o sistema do CarKey, que a empresa espera lançar ainda este ano. A tecnologia permite que os utilizadores possam usar os seus iPhones como espécie de chaves digitais para as viaturas.
No entanto, a Apple também parece preocupada com a segurança, sendo que uma patente registada recentemente pela empresa parece confirmar que a mesma vai aplicar restrições quando se verifique que os utilizadores estão alcoolizados.
De acordo com o portal Patently Apple, a empresa terá registado uma patente que descreve um sistema que, quando usado com o CarKey, vai identificar quando o utilizador se encontra alcoolizado, impedindo que o mesmo aceda ao veículo para conduzir.
Para identificar tal medida, a patente descreve um sistema que iria analisar os sinais vitais e informações do utilizador usando o iPhone, Apple Watch e outros serviços da Apple que estejam a ser usados no momento. Essa informação seria depois partilhada com o CarKey, e caso se identificasse que existia a possibilidade de o utilizador estar alcoolizado, este fica impedido de conduzir.
A patente descreve ainda pequenos testes, que seriam usados para identificar se o utilizador está apto a conduzir ou não.
Obviamente, esta patente não evita que o utilizador possa conduzir o veículo, e cabe ainda a este a responsabilidade de tal tarefa. Mas será um ponto de partida para ajudar a evitar casos de acidentes na condução.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!