As tecnologias de segurança na condução são essenciais para prevenir acidentes, e podem certamente salvar vidas. Ao longo dos anos estas tem vindo a evoluir consideravelmente, e alguns veículos atualmente contam com sistemas bastante avançados de segurança, que quase os permitem que sejam conduzidos sozinhos - como acontece nos veículos da Tesla.
No entanto, parece que alguns legisladores nos EUA pretendem ir um pouco mais longe. Como parte de uma nova legislação nos EUA, o governo encontra-se a estudar a possibilidade de sistemas de medição do álcool virem a ser uma medida obrigatória em todos os novos veículos.
Esta tecnologia poderia prevenir que o condutor ativasse a viatura no caso de ter um volume de álcool no sangue superior ao permitido por lei. A legislação ainda se encontra em estudo, mas o objetivo seria começar a implementar a mesma já em 2026, de acordo com o portal Autoblog.
Ainda se desconhecem detalhes sobre como esta tecnologia iria funcionar, uma vez que teria de ser capaz de identificar que o condutor poderia estar a conduzir sobre os efeitos do álcool sem que fosse necessária uma interação do mesmo - como o regular teste de soprar feito pelas autoridades.
Independentemente da forma como a tecnologia será implementada, existem grupos que já demonstraram o seu descontentamento com esta medida, sobretudo devido a questões relacionadas com a privacidade.
Dependendo de como a tecnologia será integrada nos veículos, podem existir questões a nível da privacidade dos utilizadores, sobretudo na forma como esses sistemas irão analisar que o mesmo se encontra realmente sobre os efeitos do álcool.
Seja como for, a medida apenas se encontra em estudo, e ainda não existe nenhuma decisão sobre se ou quando vai ser realmente votada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!