Durante o dia de hoje, Elon Musk voltou a deixar vários utilizadores da X preocupados, depois de ter revelado que iria remover a capacidade de serem aplicados bloqueios na plataforma.
A medida é algo que Musk tinha vindo a fomentar faz algum tempo, com o mesmo a recomendar por várias vezes que os utilizadores desbloqueiem contas bloqueadas e evitem usar a função. Mas agora, como “chefe” da plataforma, o mesmo pretende, aparentemente, bloquear a capacidade de todo em bloquear contas.
Apesar de ainda nada concreto ter sido revelado, a ideia de Musk pode não ser propriamente algo que venha a ser possível de aplicar... caso a empresa pretenda manter as suas apps para dispositivos móveis.
Isto porque, tanto a App Store da Apple como a Play Store da Google possuem algumas regras que todos os programadores necessitam de seguir. Entre essas regras encontram-se algumas para apps que sejam usadas com conteúdos criados pelos utilizadores.
As apps de conteúdos criados pelos utilizadores, o que inclui as de plataformas sociais, devem ter obrigatoriamente algumas regras e funcionalidades especificas. Entre as quais encontra-se a capacidade de se bloquear contas dentro das mesmas.
No caso da Apple, a App Store possui regras especificas para aplicações com conteúdos criados pelos utilizadores. Uma das regras será que deve existir a capacidade de se bloquear contas de outros utilizadores dentro do serviço.
A Apple refere que tal deve existir exatamente para prevenir o abuso de conteúdos dentro da app, e todas as aplicações de plataformas sociais na loja de apps da empresa devem seguir essas regras.
A Google aplica medidas similares na Play Store, onde apps com conteúdos criados pelos utilizadores também necessitam de manter a capacidade de bloquear contas de outros na plataforma. Esta é uma obrigação para que as apps estejam disponíveis para utilizadores de dispositivos Android.
Apesar da ideia de Elon Musk, caso realmente o mesmo pretenda avançar com essa medida, existe a possibilidade de vir a enfrentar problemas com as suas apps em dispositivos móveis. Estas passariam a ficar contra os termos de cada uma das plataformas, e eventualmente podem ser sujeitas a medidas, que passam pela suspensão ou remoção das respetivas plataformas de distribuição.
De notar que, para já, ainda nada oficial foi confirmado pela X relativamente ao bloqueio das contas, e a plataforma ainda continua a permitir que tal seja realizado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!