Elon Musk tem vindo a aplicar algumas medidas na X, antigo Twitter, na ideia de criar uma plataforma aberta para todos e para a liberdade de expressão. No passado, Musk tinha deixado algumas críticas à capacidade de se bloquear alguém na plataforma, e parece que agora isso vai começar a ter efeitos práticos.
Em resposta a um comentário na plataforma, Musk afirma que a X deve vir brevemente a remover a capacidade de os utilizadores bloquearem contas na plataforma. A medida iria ser permitida apenas para mensagens diretas, mas as contas e perfis não poderiam ser diretamente “bloqueados”.
Em clarificação, Musk afirma que a funcionalidade não “faz sentido”, e que invés disso os utilizadores devem usar a opção de silenciar determinadas contas ou termos. De notar que a mensagem de Musk ainda não possui qualquer efeito prático, tendo em conta que a funcionalidade ainda se encontra disponível – e apenas cita uma ideia do que pode vir a ser aplicado.
No entanto, a ideia de evitar o bloqueio de contas é algo que Musk já tinha referido no passado. Em várias ocasiões, o mesmo recomendou a não usar a funcionalidade, e até mesmo a desbloquear todas as contas que tenham sido bloqueadas no passado.
A funcionalidade de bloqueio é bastante usada em praticamente todas as plataformas sociais, como forma de evitar que terceiros tenham a capacidade de ver os conteúdos que uma determinada conta partilha na plataforma. Ao mesmo tempo, é também usada para evitar abusos dentro da plataforma.
De momento ainda se desconhece se esta ideia de Musk será algo que vai ser efetivamente aplicado como uma medida da X ou não.