Não é a primeira vez que uma imagem de um buraco negro é capturada pelos cientistas. No entanto, nem todas as imagens são idênticas, e a recentemente capturada de um dos mais importantes buracos negros no centro da nossa galáxia é um claro exemplo disso.
Um grupo de cientistas, utilizando o telescópio Event Horizon, revelaram o que será a primeira imagem do buraco negro conhecido como “Sagittarius A*”. Este é um buraco negro massivo, que se encontra mesmo no centro da nossa galáxia, sendo que a imagem fornece para a ciência em geral tanto a confirmação da sua existência, como também detalhes sobre a estrutura e funcionamento do mesmo.
Se a imagem é parecida com a do primeiro buraco negro capturado em fotos, isto não é coincidência. O Sagittarius A* encontra-se a “dobrar” a luz à sua volta, que será identico ao que se verificou com a imagem do M87 – o primeiro buraco negro capturado em foto.
No entanto, o Sagittarius A* é cerca de 1000 vezes mais pequeno e menos massivo, embora ainda tenha extrema importância para a ciência, dando informações importantes.
Ainda assim, este buraco negro possui um tamanho consideravelmente elevado. Para se ter uma ideia, a massa do mesmo é quase 4 milhões de vezes maior do que a do nosso Sol. A imagem foi capturada ao longo de várias noites, com registo dos gases em redor do mesmo, que permitiram capturar a imagem final processada do mesmo.
Foram necessários cinco anos para que a equipa responsável por este projeto criasse a imagem final, e obtivesse toda a informação necessária sobre o mesmo, incluindo o uso de supercomputadores para o processamento das imagens capturadas.
Este buraco negro encontra-se a 27.000 anos luz da terra, portanto será improvável que alguma vez esteja próximo do nosso planeta. Ainda assim, será um avanço considerável para o conhecimento do universo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!