A Google é bem conhecida por ser uma empresa que possui, como base do seu negócio, a publicidade. Mesmo com as várias áreas de negócio da mesma, a publicidade continua a ser o principal meio de receita da empresa, e um dos mais controversos também.
A pensar nisto, um grupo de quatro senadores dos EUA pretendem agora que a empresa separe a sua área da publicidade dos restantes serviços, com foco em garantir mais transparência para a empresa e a evitar o possível conflito de interesses.
Num projeto apelidado de “Lei da competência e Transparência na Publicidade Digital”, os senadores colocaram a proposta para grandes empresas como a Google, que possuem da publicidade a sua principal fonte de receitas, separarem o setor da mesma dos restantes serviços da empresa. Esta lei pretende ser uma forma de evitar possíveis conflitos de interesses ou manipulação de informações para proveito próprio da marca.
A lei indica que as empresas com mais de 20.000 dólares em receitas de publicidade devem separar o setor da publicidade das restantes áreas de atuação. Mike Lee, um dos senadores que apoia este projeto, foi bastante claro que a ideia do mesmo será focada em empresas como a Google, citando exatamente o nome da mesma.
Segundo o senador, empresas como a Google encontram-se a atual simultaneamente como compradores e vendedores, algo que não será correto para o mercado, e cria um potencial conflito de interesses, com os principais rivais da empresa a serem os mais prejudicados.
Isto poderia trazer grandes mudanças para empresas como a Google, que fazem uma grande parte das suas receitas do mercado da publicidade digital – apesar da forte pressão a nível da privacidade e das constantes regras em mudança neste setor.
Ainda assim, a ideia poderia vir a prejudicar consideravelmente a forma como a empresa trabalharia daqui em diante. De notar que ainda nada de concreto foi aprovado, sendo que a ideia ainda necessita de passar por votação das autoridades norte-americanas.
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