Apesar de todas as melhorias que a Microsoft realiza sobre o Windows 11, de vez em quando surgem alguns bugs mais “estranhos” pelo mesmo. Um dos mais recentes pode encontrar-se sobre o Gestor de tarefas, ou mais concretamente, sobre como o Windows analisa o uso do processador pelos diferentes programas.
De acordo com o utilizador do Twitter “CapFrameX”, as mais recentes versões do Windows parecem encontrar-se a contabilizar incorretamente o uso que é feito do processador sobre as mais variadas aplicações. A falha foi inicialmente descoberta no sistema do utilizador, que conta com um processador Ryzen 7 5800X3D, e onde o mesmo terá testado sobre o jogo Lara Croft Shadow of the Tomb Raider.
Sobre uma determinada cena do jogo conhecida por ser bastante intensiva para o processador, o utilizador verificou que o mesmo estaria com um uso consideravelmente reduzido. Das 16 threads, apenas uma estaria a ser usada durante a cena, com menos de 10% de utilização.
O utilizador afirma ainda que este problema verifica-se igualmente em outros jogos e aplicações similares, portanto não será apenas algo do programa em si, mas diretamente do sistema operativo.
Para verificar o uso do processador, o Windows usa um mecanismo conhecido como Event tracing for Windows (ETW). É possível que bugs nas recentes versões do sistema podem causar problemas na forma como o processador é apresentado com o uso no Gestor de Tarefas e outras aplicações similares.
De notar que os problemas parecem estar a ser reportados mais sobre as versões do Windows 11 no programa Insider, nomeadamente sobre a versão Beta e Dev.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!