1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware em android

 

A Europol confirmou ter encerrado as operações do malware para Android conhecido como “FluBot”. Este era um dos malwares que, nos últimos tempos, tinha vindo a crescer consideravelmente no mercado e a aumentar as suas operações.

 

No entanto, as autoridades confirmaram agora ter encerrado as atividades do malware, ao tomarem controlo dos principais sistemas que eram usados para o controlo e distribuição do malware.

As operações foram realizadas com uma atividade conjunta das autoridades na Austrália, Bélgica, Finlândia, Hungria, Irlanda, Espanha, Suécia, Suíça e com os EUA. O FluBot era conhecido por se distribuir sobretudo por campanhas de SMS maliciosas, onde as vítimas recebiam textos contendo links para onde era descarregado o malware.

 

Uma vez instalado no sistema, o FluBot procedia com o roubo de vária informação pessoal, desde cartões de créditos, senhas e outras informações uteis para os criminosos. Além disso, os dispositivos infetados eram depois usados para o reencaminhamento de mais mensagens para outras potenciais vítimas, tornando os mesmos parte de uma rede de botnet.

 

As autoridades afirmam que terão conseguido tomar controlo dos sistemas que eram responsáveis por esta gestão de controlo. De relembrar que, em Março de 2021, as autoridades Espanholas já tinham confirmado a detenção de quatro suspeitos que eram considerados serem os gestores principais da operação.

 

Apesar de essas detenções terem causado algumas reduções nas atividades do malware, não foram suficientes para terminar efetivamente o mesmo. No entanto, a Europol afirma ter agora tomado controlo de todas as infraestruturas, impedindo também que o malware possa voltar ao ativo na mesma versão.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech