1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Memoria em computador

 

As memórias DDR5 são a próxima tecnologia que certamente, quem está a montar um novo PC, deve estar focado em tentar adquirir. No entanto, como acontece com qualquer nova tecnologia, o preço das memórias DDR5 ainda é consideravelmente mais elevado do que os módulos DDR4.

 

No entanto, esta diferenciação tem vindo a cair consideravelmente nas últimas semanas, o que são boas notícias para toda a comunidade. De acordo com o portal ComputerBase, as memórias DDR5-4800 estão agora disponíveis por menos de 5€ por GB, o que representa cerca de 20% menos do preço que se verificava faz apenas quatro semanas.

 

Para comparação, no final de 2021 o preço encontrava-se em cerca de 15 euros por GB, o que também fazia o preço final das memórias consideravelmente mais caro e proibitivo para muitos que estariam a montar um novo sistema.

 

Em média, um kit de memória DDR5-4800 com 32GB encontra-se agora disponível no mercado por cerca de 154 euros. Em finais de 2021, este preço encontrava-se em mais de 400 euros. A queda é sem dúvida impressionante ao longo das semanas que se seguiram.

 

tendência de queda dos preços ddr5

 

A mesma tendência também se encontra a verificar nas memórias DDR5 focadas para portáteis, que agora encontram-se em kits de 16 GB por preços a rondar os 42 euros por módulo. Em Fevereiro, o preço encontrava-se em mais de 99 euros.

 

No entanto, esta tendência de queda dos preços não é universal no mercado das memórias RAM. Se existem quedas consideráveis nas memórias DDR5, no campo das memórias DDR4 os preços mantiveram-se praticamente inalterados, com um kit médio de 16GB a custar 56 euros – preço que se manteve praticamente estável nos últimos seis meses.

 

Se tivermos em conta a tendência, espera-se que o preço das memórias RAM DDR5 venham a cair ainda mais durante os próximos meses – embora também existam rumores que existem outros componentes, como é o caso dos processadores, que podem vir a ficar mais caros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech