A Inteligência Artificial tem vindo a trazer várias mudanças para o mercado, mas nem todas serão boas para os consumidores. O aumento no uso de IA pode vir a causar com que as memórias DDR5 acabem por ficam mais caras brevemente.
De acordo com algumas fontes, as maiores fabricantes de módulos de RAM no mercado encontram-se a preparar para realizar ajustes nos preços dos componentes, o que pode acabar por encarecer as memórias disponíveis para venda.
A SK Hynix, uma das maiores fabricantes destes módulos, deve ser uma das primeiras a realizar mudanças. A Samsung e Micron também devem seguir o mesmo caminho nos meses seguintes.
Um dos motivos para este ajuste de preços encontra-se na IA, que faz com que exista uma maior procura por memória RAM, ao mesmo tempo que a oferta não é suficiente para a mesma. Isto acaba por causar impacto a nível dos preços, que eventualmente deve começar a ser sentido também pelos consumidores.
Segundo o portal Taiwan Economic Daily, praticamente todos os fabricantes de memórias encontram-se a preparar mudanças nos preços. Além disso, os fabricantes encontram-se também a focar as suas atenções para os módulos em formato HBM, que são mais compactos e fornecem várias vantagens a nível de desempenho final.
Uma das vantagens da HBM encontra-se no facto de serem consideravelmente mais eficientes para uso em modelos de IA do que a DRAM.
Os rumores sobre o possível aumento dos preços das memórias já tinha surgido em Junho de 2024, mas na altura não se sabia exatamente quais as mudanças que seriam feitas. Porém, tendo em conta as recentes movimentações da SK Hynix, o preço da DRAM deve ser ajustado face ao foco do mercado no formato HBM, e numa procura mais elevada.
Estima-se que o preço dos módulos possa aumentar 15% e 20% no terceiro ou quarto trimestre de 2024. Obviamente, estes custos mais elevados vão eventualmente passar para os consumidores, que terão a DDR5 mais cara para venda.
A Samsung também deve realizar o mesmo ajuste, mas para já ainda se desconhece quando tal irá acontecer. De notar que a Samsung encontra-se particularmente focada nos módulos de formato HBM.
Para os consumidores, estas mudanças podem trazer novas dores de cabeça, sobretudo para quem pretenda realizar o upgrade para os novos processadores Intel (Arrow Lake) e AMD (Zen 5), que deixaram de suportar RAM DDR4.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!