A Apple tende a bloquear consideravelmente os seus dispositivos, de forma a não permitir grandes modificações no sistema operativo existente sobre o mesmo. No entanto, existe também quem refira que isso limita o que o hardware é realmente capaz de processar.
No entanto, um programador decidiu colocar mãos à obra para uma finalidade: instalar Linux sobre o iPhone. Zhuowei Zhang revelou ter aproveitado a capacidade de virtualização do iPhone 12 com o chip A14, obviamente com jailbreak, para realizar a virtualização QEMU do sistema Linux.
O programador conseguiu ativar módulos normalmente desativados no kernel do sistema da Apple, que permitem ativar a virtualização sobre o chip A14. No entanto, esta tarefa ainda conta com algumas limitações, sendo uma das principais o facto que o sistema apenas pode virtualizar 900 MB de memoria RAM.
No entanto, isso terá sido suficiente para o programador conseguir colocar uma distribuição do Fedora 36 a correr sobre o iPhone.
Além de executar o sistema, a instalação do Fedora corre de forma normal, sendo até possível usar aplicações como o LibreOffice. Isto também demonstra que o hardware da Apple ainda é bem capaz de fornecer bom desempenho em geral, apesar de todas as limitações que são impostas pela Apple no sistema.
Como seria de esperar, o desempenho final encontra-se ainda longe de ser algo que permita o uso no dia a dia, e este projeto é mais uma prova de conceito que é possível, invés de ser algo focado para uso regular.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!