Faz algum tempo que o governo da China pretende criar alternativas ao software do ocidente, e isso inclui num sistema operativo alternativo ao Windows e macOS. Em parte, objetivo de criar este sistema passa por evitar a possível espionagem dos governos do EUA e outros países, além de garantir um maior controlo local.
Apesar de não ter sido feito muito progresso nessa ideia o longo dos anos, a China parece agora focada em tentar novamente.
De acordo com o jornal South China Morning Post, o governo da China encontra-se a preparar para criar o seu próprio sistema operativo, que deverá ser desenvolvido pela Kylinsoft, uma subsidiária da China Electronics Corp. Este sistema operativo iria ser de código aberto, e teria o nome de “openKylin”.
Acredita-se que a colocação do openKylin como sendo código aberto teria como foco tentar cativar os programadores para ajudarem no seu desenvolvimento, não ficando tal tarefa focada apenas para o governo e fontes das autoridades.
De relembrar que, atualmente, o Windows é o sistema operativo mais usado na China, com os últimos dados a indicarem que se encontra em 85% dos sistemas locais. O macOS encontra-se em segundo lugar, com cerca de 6%. Por fim encontra-se o Linux, com menos de 1%.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!