1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Sistema quântico

 

A tecnologia evolui a um ritmo impressionante, e cada vez mais tem vindo a tornar-se mais simples e rápido realizar ações que, faz apenas alguns anos, eram consideradas impossíveis. A tecnologia quântica é uma delas.

 

A ideia de computadores quânticos não é nova, mas tem vindo a ser um foco de evolução da tecnologia nos últimos anos. Existem atualmente sistemas que fazem uso desta tecnologia para as mais variadas tarefas. E esta evolução comprova-se numa recente descoberta feita sobre novas tecnologias que podem ser aplicadas em sistemas quânticos.

 

Um grupo de investigadores em Toronto usaram um chip de computador quântico para realizar o que iria demorar anos a realizar em hardware convencional. Segundo os investigadores, o chip quântico preciso de apenas 36 microsegundos para resolver um problema que, usando supercomputadores atuais, iria demorar mais de 9000 anos a resolver.

Isto foi possível derivado de uma nova tecnologia usada no chip, que usa sistemas de luz para transmitir a informação quântica a velocidades ainda mais elevadas, aumentando consideravelmente a capacidade de processamento final.

 

O chip em questão será conhecido como “Borealis”, e os investigadores acreditam que a tecnologia usada no mesmo será capaz de mudar drasticamente a ideia do que existe sobre computação quântica. Os investigadores apontam mesmo que a ideia deste chip poderá ser aplicada em outros sistemas, de forma a desenvolver um sistema verdadeiramente avançado.

 

Apesar destas notícias serem certamente positivas para toda a comunidade tecnológica, ao mesmo tempo a computação quântica ainda se encontra longe de ser algo que esteja disponível para todos. Atualmente os sistemas que existem focam-se em tarefas científicas e para usos específicos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech