1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 7

 

O Windows 7 faz parte de uma larga história da Microsoft, tendo sido um verdadeiro sucesso nas vendas – depois do sucesso do Windows XP e dos falhanços pelo meio. Ainda nos dias de hoje é possível encontrar vários sistemas que estão equipados com o Windows 7 – mesmo que este tenha deixado de receber suporte oficial.

 

Atualmente o sistema encontra-se numa fase de suporte estendido, onde as atualizações são fornecidas para os utilizadores que paguem para tal – sobretudo empresas que ainda usam o Windows 7 em aplicações críticas.

Para estes casos, a empresa fornece o Extended Security Update, uma extensão do suporte que é paga, e com custos bastante elevados, por mais três anos depois do fim do suporte oficial - que no caso do Windows 7 terminou a 14 de Janeiro de 2020. Este suporte iria manter-se apenas até 10 de Janeiro de 2023, altura em que mesmo quem estaria a pagar pelo serviço, deixaria de receber as atualizações.

 

No entanto, de acordo com o portal Deskmodder, as atualizações KB5015861 e KB5015862, fornecidas recentemente para o Windows 7, indicam no código das mesmas a possibilidade da Microsoft aumentar ainda mais o período de suporte do sistema – de até mais três anos.

 

Ou seja, a confirmar-se, o suporte ao Windows 7 por parte da Microsoft iria ser garantido através das extensões de suporte para Janeiro de 2026.

 

É importante notar que esta medida apenas se iria aplicar aos utilizadores que tivessem adquirido a licença do Windows 7 ESU, e possivelmente iriam existir mais custos elevados para manter esse suporte mais tempo – que se for como nos casos atuais, a cada ano o preço de suporte seria aumentado consideravelmente por cada sistema a atualizar.

No entanto, até ao momento, a Microsoft ainda não confirmou qualquer indicação desta extensão oficialmente.

 

É importante notar que, mesmo nos dias de hoje, o Windows 7 ainda se encontra com uma quota no mercado de quase 11.50%. Para comparação, o Windows 11 conta atualmente com uma quota de 10.96%, embora a tendência tenha vindo a ser de aumentar – enquanto que no Windows 7 encontra-se em queda.

 

Faz sentido para a Microsoft continuar a manter o suporte para a versão mais antiga do Windows 7, tendo em conta ainda se encontrar a ser bastante usado pelo mercado – e com o final de suporte, chega também a possibilidade que os sistemas ainda nessa versão fiquem em risco elevado de serem explorados por vulnerabilidades não corrigidas ou futuras.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech