Recentemente surgiram rumores que a Microsoft poderia estar na fase final de descontinuar o antigo painel de controlo. A ideia surgiu de uma alteração feita pela empresa no seu blog de funcionalidades, onde o Painel de Controlo era referido como sendo uma das áreas que iria ser descontinuada em futuras versões do Windows 11.
Na realidade, os rumores para tal existem desde 2015, quando a Microsoft confirmou que iria começar a transitar muitas das suas funcionalidades diretamente para a aplicação de Definições do Windows. Esta tarefa tem vindo a ser realizada lentamente, sendo que o painel de controlo ainda se encontra acessível sobretudo para efeitos de compatibilidade.
Inicialmente, a documentação da Microsoft referia que o Painel de Controlo encontrava-se em vias de ser descontinuado. Porém, depois da atenção que tal veio a causar, a Microsoft decidiu alterar alguns dos termos no seu site.
A página foi recentemente alterada, sendo que agora volta a indicar que o Painel de Controlo ainda vai encontrar-se disponível para algumas funções, sobretudo para fins de compatibilidade, embora muitas funções estejam preparadas para ser migradas para a app dedicada de Definições do Windows 11.
Esta pode parecer uma pequena alteração do texto, mas aplica um contexto completamente diferente da informação. Neste novo texto, é indicado que o Painel de Controlo ainda deverá manter-se ativo, mas com muitas menos funções do que as atualmente existentes.
Possivelmente a Microsoft deve manter apenas algumas das funcionalidades mais antigas e de base do Windows, que ainda são necessárias para certos utilizadores configurarem o sistema, e quando estas não possam ser feitas pela app dedicada de Definições do sistema.
É importante, no entanto, relembrar que a Microsoft tem vindo a alterar os planos sobre o futuro do Painel de Controlo faz algum tempo. Os rumores já apontavam desde o Windows 8 que o mesmo iria começar a ser descontinuado, e que a app dedicada de Definições seria a alternativa.
Porém, ainda existe muita configuração que, tendo em conta a antiguidade do Windows, encontra-se diretamente associada ao Painel de Controlo e as suas apps, e não podem ser simplesmente migradas para uma nova interface.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!