Faz apenas alguns anos que em praticamente todos os sites que se visitava pela internet, existiam um botão que tinha ligação direta para o Facebook. Seja um botão de “gosto” para um artigo ou o de login via o Facebook, algum género de ligação com a rede social estava praticamente em todas as páginas.
No entanto, se formos olhar para os sites hoje em dia, é rara a vez em que estes géneros de botões surgem nos mesmos. Seja porque alguns foram descontinuados, ou porque simplesmente existe uma ideia diferente sobre a rede social do que existia faz apenas alguns anos – sobretudo respeitante à privacidade dos utilizadores.
Olhando para alguns websites populares no mercado, e comparando com as versões que existiam faz apenas alguns anos, praticamente nenhum conta atualmente com os reconhecidos botões de gosto da plataforma. Também as caixas de Gosto das páginas deixaram de ter interesse, ainda mais agora que a plataforma encontra-se a dar cada vez menos destaque a páginas.
Se a ideia é verificar em alguns produtos que já nem se encontram disponíveis, como é o caso dos botões de “Gosto” para sites, também se verifica em nível de funcionalidades que estão disponíveis nos dias de hoje, como é o caso do Login via o Facebook.
Este sistema de login permitia aos utilizadores associarem as suas contas do Facebook rapidamente a diferentes plataformas web. No entanto, cada vez menos websites estão a permitir usar este método de login – e muitos dos que ainda o usam acabam por ter falhas ou problemas no processo.
Não é incomum encontrar sites pela Internet que ainda permitem o registo ou login via o Facebook, mas quando se tenta realmente usar o botão este simplesmente não funciona.
No geral, a ideia de integrar o Facebook em vários websites “fora” da plataforma teve um momento de crescimento no mercado, mas que agora se encontra longe de ser o mais popular e cativante.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!