1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Facebook logo sobre site

 

Todos os dias surgem novas campanhas de phishing, focadas em tentar roubar dados dos utilizadores nos mais variados formatos. No entanto, existe um que foi recentemente descoberto e conta com algumas particularidades interessantes a ter em conta.

 

Esta nova campanha de phishing começou a circular pela internet em Julho de 2022, sendo que se acredita estar relacionada com grupos de hackers no Vietname. A mesma faz uso de ficheiros PHP e com foco em sistemas Windows para tentar enganar as vítimas.

O ataque propaga-se sobretudo sobre o LinkedIn, e foca-se em utilizadores que possam ter relações com grandes contas em plataformas como o Facebook. O objetivo final passa por roubar acesso ao Facebook Business, que será onde os gestores de páginas gerem os seus conteúdos na rede social.

 

O ataque começa quando as vítimas recebem um suposto ficheiro de PDF, com estratégias de marketing. Caso o ficheiro seja aberto num sistema Windows, este faz uso de código PHP para levar ao roubo de dados do navegador que o utilizador esteja a usar, nomeadamente para roubar dados de acesso a plataformas sociais.

 

O malware pode roubar diversa informação dos navegadores, entre senhas, cookies e até carteiras de criptomoedas que possam encontrar-se instaladas no mesmo. Feito isso, os dados são enviados para os servidores em controlo dos atacantes, e usados para propagar ainda mais o esquema.

 

Como indicado anteriormente, o ataque parece focado sobretudo para gestores de marketing, que podem ter acesso a contas do Facebook ou algum género de gestão para tal.  Como sempre, os utilizadores são a principal linha de defesa, sendo que devem ter particular cuidado com conteúdos desconhecidos que sejam fornecidos pela internet – seja em que formato for.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech