Durante o dia de hoje, as autoridades do Brasil confirmaram ter detido um suspeito que se acredita fazer parte do grupo “Lapsus$”. Este grupo ficou conhecido por realizar vários ataques a diversas entidades a nível mundial, com destaque para a Microsoft, Nvidia, Samsung, Ubisoft, Okta e Vodafone.
Dentro da operação conhecida como “Dark Cloud”, e que terá sido iniciada em Agosto deste ano, o resultado terá sido a detenção de um jovem na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Acredita-se que o suspeito terá fortes relações com o grupo, tendo mesmo participado em alguns dos ataques realizados.
De relembrar que um dos primeiros ataques do grupo aconteceu em Dezembro de 2021, quando este terá revelado o ataque aos sistemas do Ministério da Saúde do Brasil, e do qual foram igualmente roubadas diversas informações. No entanto, o objetivo do grupo terá sido eliminar ficheiros dos sistemas da organização, modificando também os sites associados com o mesmo.
De notar que esta não é a primeira detenção feita com relações ao grupo. Em meados de Março, as autoridades do Reino Unido também detiveram sete suspeitos de fazerem parte do grupo, e mais dois em Abril que também teriam relações ao mesmo.
O FBi também se encontra a investigar o grupo, estando a aceitar informações que possam levar à captura de suspeitos associados com o mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!