A Canonical começou hoje a disponibilizar a nova versão do Ubuntu 22.10 "Kinetic Kudu". Esta versão chega com melhorias focadas em melhorar a experiencia dos utilizadores com o sistema, bem como dos administradores de sistemas e programadores.
Ao contrário do que acontece com as versões LTS, como é o caso da 22.04, esta versão apenas conta com o suporte oficial por nove meses. No entanto, possui as mais recentes novidades disponíveis para os utilizadores finais.
Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, refere que esta nova distribuição foca-se na integração do Ubuntu sobre o ecossistema da Internet das Coisas, e conta com melhorias focadas também para essa vertente. Tanto para os utilizadores, como para programadores, existem novas funcionalidades focadas exatamente para esse ecossistema.
Entre os destaques encontra-se o suporte a GNOME 43, que conta com suporte a temas GTK4 para melhor desempenho em geral. As novas "Quick Settings" permitem ainda um rápido acesso a algumas configurações do sistema, diretamente da barra superior do mesmo.
Esta nova versão chega ainda com debuginfod para ajudar os programadores a terem formas de otimizar as suas aplicações para o mesmo, e a verificarem possíveis erros.
O download da nova versão pode ser feita diretamente do site do Ubuntu, onde se encontra disponível tanto a versão LTS como a 22.10.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!