Nos dias que correm, a publicidade é uma das formas mais recorrentes das empresas obterem receitas dos seus produtos, sobretudo quando estes possuem uma vertente online.
Agora parece que a Microsoft encontra-se também a explorar essa área, com a criação de um Windows que poderia ser focado para contar com "publicidade" na sua interface.
Pode-se dizer que isso é atualmente feito, com as constantes medidas da empresa para integrar os serviços da mesma no Windows 11. No entanto, a ideia neste caso parece ser diferente, passando por criar um sistema operativo baseado no suporte por publicidade, e destinado a sistemas de baixo custo.
De acordo com o portal WinBuzzer, a Microsoft encontra-se à procura de especialistas para trabalharem num novo projeto, focado em criar o que a empresa apelida como um sistema para computadores de baixo custo suportado por publicidade e subscrições. A listagem da oferta de emprego, entretanto alterada, também indicava a ideia da Microsoft passa uma grande parte do sistema para a vertente online – com funcionalidades do mesmo focadas para o ambiente web, ficando a responsabilidade do hardware para componentes chave do sistema.
É importante relembrar que o Windows 10 e 11 não são inteiramente gratuitos. Apesar de ser possível realizar o upgrade dos mesmos gratuitamente, a licença para uso é paga. O que a Microsoft parece estar a procurar é uma forma de fornecer o Windows gratuitamente, ou a um custo consideravelmente mais reduzido, para os utilizadores, enquanto se encontra suportado pela publicidade em segundo plano.
Este sistema, a confirmar-se, iria ser focado para sistemas de hardware de entrada de gama, ou para mercados emergentes, onde o licenciamento do Windows poderia ser mais complicado. Da mesma forma, esta ideia também iria trazer mais utilizadores para o ambiente do Windows, se estiverem dispostos a ter publicidade sobre o sistema.
De notar que, até ao momento, não existe nenhuma confirmação oficial da Microsoft que este sistema vá ser realmente lançado.
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