1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco rigido aberto

 

Os discos SSD vieram trazer grandes melhorias para a velocidade em que os dados são armazenados nos sistemas. Tendo em conta a tecnologia dos mesmos, é praticamente impossível replicar a sua velocidade de transferência de dados em discos mecânicos regulares… ou pelo menos era isso que se pensava.

 

A Seagate veio agora revelar o seu novo disco rígido Exos 2X18, que se destaca por ser um disco mecânico, mas capaz de atingir a velocidade de um disco SSD regular no mercado. Isto permite conjugar a fiabilidade dos discos mecânicos com a sua capacidade de armazenamento – que apesar de ter vindo a encurtar a diferença, ainda é consideravelmente superior ao que se verifica nos melhores SSD do mercado, face ao preço.

 

A empresa refere que estes novos discos chegam com uma tecnologia conhecida como Mach.2, que permite obter velocidades de transferência de dados aproximadas aos discos SSD regulares. Esta tecnologia usa cabeças de leitura independentes para cada prato no interior do disco, permitindo assim obter ainda mais velocidade na leitura dos dados.

 

novos discos Seagate mach 2

 

Os novos Exos 2X18 chegam nas capacidades de 16 a 18 TB, e focam-se sobretudo para uso em ambientes de centro de dados – será improvável que os utilizadores regulares os venham a ter num computador pessoal. Estes permitem obter velocidades de 545 MB/s via a ligação SATA.

Já as versões com ligações SAS podem obter velocidades de leitura e escrita sequencial de 554 MB/s, que são diretamente rivais para muitos discos SSD no mercado.

 

A Seagate afirma ainda que os discos estão preparados para trabalharem de forma contínua, e possuem uma garantia de 5 anos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech