1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker sobre computador com máscara

 

As autoridades do Reino Unido confirmaram ter desmantelado um dos maiores portais de spoofing na internet, que teria sido usado para realizar milhões de roubos ao longo dos últimos anos.

 

Conhecido como iSpoof, este portal era conhecido por fornecer serviços para mascarar chamadas telefónicas como sendo originárias de entidades legitimas, e que, por sua vez, levava aos mais variados roubos. Acredita-se que o serviço terá sido usado para roubar mais de 120 milhões de dólares de vítimas em praticamente todo o mundo.

 

De acordo com o comunicado da Europol, o site permitia aos criminosos terem acesso a formas de criar falsas identidades, associadas com praticamente qualquer entidade a nível global, no sentido de tentar enganar as vítimas através de ataques de engenharia social.

 

site da entidade agora encerrado

 

A investigação desta plataforma terá começado pelas autoridades do Reino Unido, em junho de 2021, juntamente com várias agências de segurança a nível global. Esta investigação terá resultado agora na detenção de 142 indivíduos associados com o esquema, incluindo o que seria considerado o gestor máximo da plataforma.

 

Na altura do encerramento, o iSpoof teria cerca de 59.000 utilizadores, os quais terão usado a plataforma para roubar mais de 200.000 vitimas no Reino Unido. A Europol estima que os operadores desta plataforma terão roubado mais de 3.8 milhões de dólares das vítimas nos últimos 16 meses.

 

A Europol afirma ainda que terá obtido uma lista dos números de telefone de todas as vitimas que foram afetadas pelo iSpoof, sendo que esta será usada para o envio de uma mensagem com mais informações sobre como estas podem ajudar as autoridades a construir o caso contra a entidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech