1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Maps localização

 

O Google Maps é uma das mais usadas plataformas de mapas online da atualidade. Até hoje, a plataforma estava disponível na web através do domínio "maps.google.com".

No entanto, recentemente foi feita uma mudança subtil, que parece inofensiva à partida, mas pode causar algumas dores de cabeça para quem use os serviços da Google ou tenha em conta a sua privacidade nos mesmos.

 

Durante o dia de hoje, a Google decidiu redirecionar o antigo domínio "maps.google.com" para "google.com/maps", ficando assim sobre o domínio principal da empresa. Apesar de ser uma mudança subtil, a mesma pode trazer consequências para a privacidade dos utilizadores mais atentos.

 

Para usar algumas funcionalidades do Google Maps, a empresa requer que seja dada a permissão de acesso à localização. Isto será esperado em algo como o Google Maps – afinal de contas, a plataforma necessita de saber onde o utilizador se encontra para poder apresentar informações relevantes.

 

alteração do domínio do google maps

 

No entanto, com esta pequena mudança, a empresa também alterou a forma como a localização agora pode ser recolhida. Anteriormente a permissão era dada apenas para o subdomínio do Maps, que seria "maps.google.com" – sem afetar mais serviços da empresa.

No entanto, estando sobre google.com/maps, ao ser dada a permissão de acesso à localização, o utilizador encontra-se a consentir essa permissão para todo o domínio "google.com". Isto aplica-se a outras áreas e serviços da empresa, como é o caso da pesquisa do Google.

 

Basicamente, sem se aperceber, o utilizador encontra-se a permitir que a Google recolha os seus dados de localização em mais locais do que apenas o Google Maps. A medida pode ser vista como problemática para quem pretenda ter algum controlo da privacidade.

 

Para a maioria dos utilizadores, a mudança pode parecer insignificante, e ao aceder ao Maps, espera-se que a localização seja um ponto a ativar. No entanto, ao ser feito, com esta medida os utilizadores estão a dar permissão para a Google seguir a localização não apenas no Maps, mas em todos os serviços que estejam sobre o domínio "google.com".

 

De notar que a medida apenas se aplica sobre o Google Maps na Web. De notar também que, por padrão, o Google Maps não requer a localização a menos que use algumas funcionalidades dedicadas do mesmo – como é o caso de criação de trajetos ou procura de locais específicos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech