A Google encontra-se a trabalhar num conjunto de novidades para a Play Store, que devem tornar o uso da plataforma mais intuitiva para os utilizadores. Entre as novidades que podem vir a chegar em breve encontra-se uma nova bolha de downloads e o arquivamento de aplicações.
A primeira novidade, de acordo com o portal 9to5Google, será uma nova "bolha" de download, que vai permitir aos utilizadores manterem-se atentos aos downloads que estão a ser feitos dentro da plataforma.
Com esta bolha, o progresso de download das aplicações é mantido sempre à vista do utilizador, podendo este navegar por outras áreas da Play Store ou até descarregar mais conteúdos. As apps são descarregadas em segundo plano, e o progresso pode ser visto diretamente desta bolha – que, obviamente, pode ser removida caso o utilizador pretenda.
Esta funcionalidade é similar ao que se encontra no Messenger, com as suas "bolhas" de conversa. Mas será adaptada neste caso para o download de aplicações dentro da Play Store, dando assim mais informação para os utilizadores sobre os conteúdos a serem descarregados.
Outra novidade encontra-se sobre a possibilidade de arquivar aplicações. Com esta função, os utilizadores podem optar por arquivar uma aplicação, invés de a remover completamente. Com esta função, os dados da aplicação são mantidos no dispositivo, com os componentes da aplicação a serem removidos.
Se, mais tarde, o utilizador quiser voltar a instalar a aplicação, todos os dados serão mantidos. Isto permite reduzir o espaço ocupado pelas aplicações no smartphone, sem remover completamente todos os dados das mesmas.
Caso os utilizadores pretendam, existe sempre a possibilidade de remover estes dados para salvaguardar ainda mais espaço. A medida espera-se que seja uma boa alternativa para quem pretenda desinstalar apps que não use de forma regular nos seus dispositivos, mas ainda pretenda manter a informação das mesmas disponível para qualquer eventualidade.
Todas estas novidades estão ainda em desenvolvimento, e para já a empresa ainda não as disponibilizou para os utilizadores. Espera-se que tal venha a acontecer durante as próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!