1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple com chave sobre o logo

 

A Apple revelou um conjunto de novas funcionalidades de segurança para o iOS e iCloud, onde se encontra também uma nova ferramenta que pretende proteger as conversas dos utilizadores.

 

Através de uma nova funcionalidade no iMessage, os utilizadores podem agora ter a certeza que estão a falar com a pessoa que pretendem, e que as mensagens não estão a ser intercetadas ou observadas por terceiros. A Apple afirma que este novo sistema será particularmente útil para utilizadores que podem ser alvo de ataques direcionados, como o caso de jornalistas, ativistas e políticos.

 

Para que a funcionalidade funcione, ambos os utilizadores da conversa do iMessage necessitam de ter o "iMessage Contact Key" ativo. Com isto, caso as mensagens estejam a ser observadas por terceiros, a empresa irá enviar um alerta para os contactos, indicando do caso.

A Apple sublinha que esta funcionalidade será considerada uma medida adicional de segurança para alvos potencialmente em risco que usem o iMessage para comunicação.

 

exemplo da funcionalidade

 

Os utilizadores poderão ainda certificar-se que as chaves dos seus dispositivos correspondem em outros formatos, como é o caso de presencialmente e através de códigos QR. Este género de prática é algo bastante vulgar de se encontrar em plataformas de comunicação focadas para a privacidade e segurança.

 

A medida não é de todo inesperada, sendo que a própria Apple reconhece que o iMessage tem vindo a  ser cada vez mais o alvo de ataques e de obtenção de informações, pelo que funcionalidades deste género serão fundamentais para quem use a plataforma em comunicações que se pretendam manter secretas.

No entanto, ainda se desconhece se este sistema irá ajudar os utilizadores nos casos em que os seus dispositivos possam ter sido comprometidos por spyware – algo que, novamente, não é de todo impensável até para utilizadores no iOS.

 

Espera-se que a novidade venha a ficar disponível para todos os utilizadores na plataforma no início do próximo ano.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech