1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Firefox com bug na cauda

 

Existem bugs que podem permanecer anos em determinados programas, seja por esquecimento ou porque demoram realmente bastante tempo e dedicação para serem resolvidos. E um dos exemplos disso mesmo encontra-se na recente atualização que foi realizada sobre o Firefox.

 

A Mozilla confirmou ter corrigido um bug de CSS sobre o Firefox, que vinha a afetar o navegador faz mais de 18 anos. O bug 290125 foi criado pela primeira vez em 12 de Abril de 2005, e dizia respeito a um bug existente na forma como o navegador processava um determinado elemento CSS - ::first-letter.

 

Este elemento é responsável por colocar a primeira letra de um determinado campo com uma personalização diferente do resto do elemento – normalmente usado em artigos, como forma de marcar a primeira letra com um tamanho superior ao restante texto. Até agora, o bug impedia que este elemento fosse corretamente aplicado no Firefox, nomeadamente a nível do alinhamento para com o restante texto na página.

 

Apesar de o bug ter sido inicialmente reportado em 2005, na primeira versão do Firefox, este foi corrigido de forma algo "temporária" com a chegada do Firefox 3.0 em 2007, mas voltou ao ativo em 2014, com as alterações feitas no motor base do navegador e no próprio CSS.

 

Apenas agora em 20 de Dezembro de 2022 este bug foi oficialmente marcado como Resolvido, terminando assim uma história de quase 18 anos de existência. Espera-se que a correção venha a ser aplicada sobre o Firefox 110, que está previsto de ser lançado em fevereiro de 2023.

 

No entanto, o programador da Mozilla Jonathan Kew alerta que a correção se trata apenas de um "patch" para minimizar possíveis problemas entre o funcionamento do anterior motor Gecko e as versões mais recentes. No entanto, pelo menos por agora, o "bug" encontra-se resolvido, e o funcionamento do CSS será tratado de forma similar ao que acontece com o Webkit/Blink.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech